terça-feira, 26 de junho de 2012

Jogos de memória

Características
Como o próprio nome indica, ele requer boas estratégias de memorização dos integrantes para acumular pontos.
Origem Foi criado na China no século 15. Era formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas.
Por que propor: Para que os pequenos estabeleçam relações entre imagens e a posição no tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização.
Como enriquecer o brincar
■ Discuta com a turma as estratégias para localizar as figuras no espaço, como a fixação de um ponto de referência e a observação do entorno de uma figura.
■ Converse com os pequenos ao término de cada partida para socializar as táticas usadas por cada jogador.
O erro mais comum
Elaborar jogos da modalidade para fixar conteúdos. A modalidade impõe desafios por si próprios e não faz sentido ensinar recorrendo à memorização.

Um comentário:

  1. O jogo da memória é tão importante no exercício cognitivo não só das crianças, mas adulto e idoso também. Eu desenvolvi jogos de memória onde as "fichas" eram as fotos dos alunos e eles podeim escolher a quantidade de pares que gostariam de jogar. Isso criou um certo nível de dificuldade muito interessante. E o fato de ser um software educativo, permitiu que fosse programado para o jogador escolher o fundo e as imagens dos versos das fichas. E no final apresentava o placar, com quantidade de tentativas. Usei com crianças da educação infantil e com as minhas turmas da terceira idade. Não percebi nenhuma diferença de comportamento, pois todos viraram criança em frente à tela. Uma sugestão para um jogo super-legal pe o Connect IT, disponível em http://www.jogaflash.com.br/jogosonline/4126/Ligue_as_Engrenagens_-_Connect_It.html

    ResponderExcluir