Dinâmica: "qualidades e defeitos"
Objetivo: falar das qualidades e defeitos dos colegas.
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: gostaria de sugerir uma dinâmica que fiz com meus alunos para falarmos das qualidades e defeitos. Entrega-se um pedaço de papel para cada participante e pede que desenhe a mão direita e a mão esquerda. Em cada dedo primeiro da mão direita escreve-se uma qualidade e na esquerda um defeito. O professor dá cerca de 20 minutos para escreverem. Ao final discute-se de acordo com o que cada um escreveu, finalizando que é mais fácil falar de características dos outros do que de nós mesmos e encerra dizendo que todos possuem qualidades e defeitos, porém temos que nos respeitarmos e valorizarmos nossas qualidades.
Dinâmica: "Conheço meu filho"
Objetivo: para reunião de pais
Materiais: Papel e caneta
Procedimento: Pedir que os alunos escrevam em um papel pequeno a seguinte frase: 'eu amo a minha família'. Não pode ser assinado. Todos os pedaços de papel deverão ter um número que corresponda ao número que o professor manterá em segredo. No dia da reunião todos os papeis serão colocados espalhados em uma mesa e os pais deverão reconhecer a letra do filho e pegar um papel. Depois o professor irá verificar se os pais acertaram e conhecem a letra de seus filhos. Ao invés do aluno escrever a frase, para os menores pode ser um desenho.
Dinâmica: " da folha de revista"
Material: folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo
Procedimento: Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem bastante a folha, após todos amassarem pede para que desamassem novamente deixando a folha como era antes.
Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que uma vez ditas não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar para que não venhamos a machucar o próximo.
Dinâmica: "do balão"
Objetivo: Reflexão
Material: balões, palitos de dentes, uma caixa de bombons ou algum outro prêmio
Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: -ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar.
Sem que o professor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o professor pergunta: em que momento eu pedi para vocês estourarem os balões dos colegas?
Dinâmica: “ da Pergunta Certa"
Objetivo: Esta dinâmica desperta a concentração e estratégia.
Material: papel e fita crepe
Procedimento: Esta dinâmica para funcionar independe da quantidade de pessoas participantes. Um exemplo, em um grupo o professor deverá colar um nome de um animal nas costas dos participantes, sem que eles vejam o que está escrito, terão que descobrir através de perguntas para os colegas, como por exemplo, “é peludo?” “tem quatro patas?” então ganha à dinâmica quem descobrir primeiro o nome que está escrito em suas costas, mas as respostas só poderão ser sim ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário